Postado em 12 de Junho de 2017 às 09h15

Universidade de Chapecó adere à captação de energia limpa

Energia Limpa (9)

São 220 módulos de painéis fotovoltaicos que transformam a luz solar em energia, disponibilizada no sistema elétrico da instituição.

Ao caminhar pelos corredores da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó é possível observar um conjunto de placas fotovoltaicas sendo instalado junto a um de seus blocos. O equipamento funciona como captador de energia solar e contribuirá com o fornecimento de energia elétrica para a Universidade de maneira autossustentável.

Ao todo, são 202 módulos de painéis fotovoltaicos para captação de energia solar. A ação faz parte do projeto Eficiência Energética que consiste na utilização de meios alternativos para gerar energia limpa e renovável. Apresentada em edital para o Programa de Eficiência Energética da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), ofertado em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Governo do Estado de Santa Catarina, a ideia foi contemplada com recursos financeiros para execução das mudanças.

Responsável pelo acompanhamento do projeto na Unochapecó, o engenheiro eletricista Mauro Cardoso explica que a estrutura capta luz solar e a transforma em energia, que é disponibilizada no sistema elétrico do campus.

“Isso significa que, no momento de pico de geração, esse sistema pode suprir a energia utilizada por 53 salas de aula”.

As mudanças dentro da Universidade começaram ainda em 2015, quando o primeiro projeto da instituição foi contemplado pelo edital. Nessa etapa foram substituídas mais de 13 mil lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED nos ambientes internos dos campus de Chapecó e São Lourençodo Oeste. As medidas resultaram em uma redução de 15% no consumo de energia. “Essa redução permitiria, por exemplo, a instalação de 50 aparelhos de ar condicionado de 24 mil BTUs sem a necessidade de ampliar o sistema elétrico ou impactar no custo”, exemplifica o engenheiro. Já em 2016, foram substituídas quase cinco mil lâmpadas e, nesse momento, a partir do segundo edital, ocorre a substituição de lâmpadas e luminárias externas, além da instalação das placas fotovoltaicas. 

Preservação do meio ambiente

Revista Servioeste Saúde e Meio Ambiente Preservação do meio ambiente Além da economia, a Unochapecó pensa na diminuição dos efeitos causados ao meio ambiente através de fontes energéticas não...

Além da economia, a Unochapecó pensa na diminuição dos efeitos causados ao meio ambiente através de fontes energéticas não renováveis. Mauro ressalta que a utilização de alternativas mais limpas para captação de energia traz impactos positivos no auxílio à preservação do Planeta. “O meio ambiente é protegido pela redução no uso de energia, indiferente da forma de captação. Por isso, medidas que possam diminuir esses danos, por menores que sejam, fazem uma grande diferença”.

A energia solar é uma fonte considerada renovável e inesgotável. Ao contrário dos sistemas que utilizam combustíveis fósseis, o processo não emite dióxido de enxofre (SO2), óxido de nitrogênio (Nox) e dióxido de carbono (CO2), gases poluentes que contribuem com o aquecimento global.

Veja também

Engenharia verde no tratamento de esgoto10/07/20 Processos eficientes e de baixo custo usam plantas para esgotamento sanitário  A ausência de tratamento de esgoto é um dos maiores problemas ambientais do Brasil. Seu descarte irregular é o tipo mais capilarizado de poluição hídrica, assegura João Pedro Pinheiro, Mestre em Perícias Criminais Ambientais. Segundo o Sistema Nacional de......
Por um mundo melhor13/10/17Utilizando a música como linguagem universal, um dos maiores festivais do mundo investe na sustentabilidade e se engaja em causas ambientais. Muito mais que um festival de música, o Rock in Rio pauta-se também por ser um evento responsável e sustentável. Em 2001, através do projeto social “Por um mundo melhor”, assumiu o compromisso de conscientizar as......
Transporte Público Limpo07/05/18Tarifa Comercial Zero começará a funcionar em maio interligando quatro centros comerciais da cidade de Volta Redonda, no Rio de Janeiro. No início de março, a prefeitura do município de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, homologou a licitação da compra de três ônibus elétricos e, segundo informações da Secretaria Municipal de......

Voltar para NOTÍCIAS