Postado em 13 de Outubro de 2017 às 15h45

Lean Healthcare e segurança do paciente

Gestão de Saúde (27)

O conhecimento Lean tem sido importante elemento transformador da maneira como se pensa e pratica gestão em saúde, com o foco no paciente.

Edson Stakonski – Diretor técnico e coordenador médico da Gestão da Qualidade da Unimed Chapecó, especialista em Cardiologia | CRM: 11648
Fábio Redin – Coach High Performance Executive e diretor executivo da Madre Consultoria

Já existem exemplos consistentes de aplicação no mundo todo, capitaneados por importantes centros de excelência, principalmente nos EUA, Inglaterra e Austrália. Porém, Chapecó – SC também quer ser reconhecida não só pelo nosso time de futebol, a querida Chapecoense, mas também pela excelência em gestão na saúde. E é com essa determinação que o professor Fábio Redin e o médico Edson Andre Stakonski estão engajados em transformar a gestão da saúde em Chapecó e em todo Brasil. Ambos estão à frente da direção da Madre Consultoria, empresa com mais de 15 anos atuando na implementação do Lean no Brasil, Estados Unidos e America Latina, objetivando sempre a maximização dos resultados econômicos, de qualidade e agora vem focando esta metodologia em garantir os melhores resultados assistenciais com foco na segurança do paciente em todo seu processo de cuidado.

No Brasil, casos começam a aumentar em número e a ganhar vulto. Importantes resultados já foram alcançados por algumas organizações específicas, mas ainda se trata de algo muito novo para o setor.

Sobre o método

Revista Servioeste - Saúde e Meio Ambiente Sobre o método A Toyota Motor Company revolucionou o mundo com sua linha de produção contínua, na qual a melhoria de processo se tornou o DNA de cada um dos seus colaboradores, que...

A Toyota Motor Company revolucionou o mundo com sua linha de produção contínua, na qual a melhoria de processo se tornou o DNA de cada um dos seus colaboradores, que têm o foco muito forte na redução e gerenciamento de estoque, melhoria de qualidade e redução de tempo e resíduos. O Lean Healthcare utiliza um ciclo contínuo de aprendizagem nos processos de cuidados de saúde, colocando o paciente no centro do cuidado e estando toda equipe centrada em dar o melhor resultado usando uma metodologia de melhoria contínua.

Já existem exemplos consistentes de aplicação no mundo todo, capitaneados por importantes centros de excelência, principalmente nos EUA, Inglaterra e Austrália. Porém, Chapecó – SC também quer ser reconhecida não só pelo nosso time de futebol, a querida Chapecoense, mas também pela excelência em gestão na saúde. E é com essa determinação que o professor Fábio Redin e o médico Edson Andre Stakonski estão engajados em transformar a gestão da saúde em Chapecó e em todo Brasil. Ambos estão à frente da direção da Madre Consultoria, empresa com mais de 15 anos atuando na implementação do Lean no Brasil, Estados Unidos e America Latina, objetivando sempre a maximização dos resultados econômicos, de qualidade e agora vem focando esta metodologia em garantir os melhores resultados assistenciais com foco na segurança do paciente em todo seu processo de cuidado.

Na prática, o sistema de gestão Lean da Toyota é usado em um hospital em combinação com um sistema estratégico de implantação e gerenciamento de políticas, chamado Hoshin Kanri, e com o gerenciamento visual diário. Este gerenciamento é uma abordagem em que os membros da equipe dispendem diariamente de um tempo para avaliar o seu progresso, usando os elementos chave de seu resultado assistencial em painéis de gestão à vista.

É importante entender que este é um processo contínuo. Terminologias japonesas são usadas para descrever as estratégias de implementação Lean. As atividades de implementação Lean mais frequentemente relatadas são as oficinas “lean basic”, também descritas como workshops “Kaizen“. Uma sessão “Kaizen” ou “lean basics” é uma oficina de um dia, apresentando ferramentas e técnicas lean.

Outras atividades relatadas na literatura para implementar lean em cuidados de saúde são oficinas rápidas de melhoria de processos (RPIW) e mapeamento de fluxo de valor (VSM) para aprimorar os processos de atendimento atuais e futuros. Um VSM nos cuidados de saúde é uma ferramenta visual para entender o fluxo de pacientes, suprimentos ou informações por meio da linha de cuidado que uma ferramenta poderosa para fazer a gestão e entender todo o tracer do paciente na instituição. Mais exemplos de ati vidades a serem incluídas são Kanban, treinamento de liderança lean, projetos à prova de erros e outras atividades usadas para implementar o sistema de gerenciamento enxuto.

Lean e acreditação hospitalar

Entendemos que as certificações hospitalares são de suma importância para o crescimento das instituições e da segurança do paciente, seja ela nacional – como a ONA (Organização Nacional de Acreditação) que está com uma metodologia muito crítica e que se equipara às internacionais – ou seja, as certificadoras internacionais como Joint Commission International ou Accreditation Canada.

Nossa proposta de trabalho é disponibilizarmos ferramentas para apoiar e direcionar as instituições para que façam estes processos de certificações de uma forma mais adequada e planejada, extremamente alinhada a todo o planejamento estratégico da instituição O setor de saúde no Brasil possui carências crônicas, tanto nos serviços públicos, quanto privados. Acreditamos que o caminho para alcançarmos novos patamares de performance passa, necessariamente, pela incorporação do conhecimento lean ao repertório gerencial dos profissionais da área.

Revista Servioeste - Saúde e Meio Ambiente - Dr. Edson Stakonski e Prof. Fábio Redin
Dr. Edson Stakonski e Prof. Fábio Redin

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