Postado em 05 de Abril de 2018 às 14h02

Hospital Florianópolis realiza captação de múltiplos órgãos

Gestão de Saúde (28)

Procedimento permitirá que rins, pâncreas, fígado e coração de um paciente sejam direcionados para quatro pessoas que aguardavam na fila por um órgão.

O Hospital Florianópolis (HF) realizou na manhã desta quarta-feira (4), uma captação inédita de múltiplos órgãos para transplante. O procedimento permitirá que rins, pâncreas, fígado e coração de um paciente, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, sejam direcionados para quatro pessoas que aguardavam na fila por um órgão, sendo um transplante duplo de pâncreas e rim.

Sob gestão do Instituto Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), essa foi a primeira captação de órgãos no Hospital Florianópolis, devida principalmente, à agilidade na realização de exames e protocolos de atendimento, conforme assinalou o médico cardiologista Julhano Tiago Capeletti, presidente do Ideas e diretor do HF.

Equipe Capacitada

Revista Servioeste - Saúde e Meio Ambiente Equipe Capacitada Assim que a morte encefálica foi diagnosticada, foram realizados os procedimentos para a doação dos órgãos, com a concordância da...

Assim que a morte encefálica foi diagnosticada, foram realizados os procedimentos para a doação dos órgãos, com a concordância da família. “A reestruturação da unidade tornou possível essa conquista. Em primeiro lugar, tivemos a compreensão da família deste paciente, que mesmo no momento de dor entendeu a importância de permitir vida a outras pessoas que aguardavam na fila. Isso é muito importante”, destacou. “Ao mesmo tempo, o Hospital Florianópolis se capacitou e possuía equipamentos e profissionais para que o diagnóstico de morte encefálica e o protocolo para a captação de órgãos fosse seguido de forma a permitir esse procedimento no tempo hábil”.

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina(SES/SC) está muito satisfeita com a gestão do Ideas, que está administrando o HF desde 26 de fevereiro. “Para o Hospital Florianópolis, que passou por tantas dificuldades com restrição de atendimento, pessoal, insumos e cirurgia, essa é uma conquista histórica e sem precedentes”, afirmou Capeletti. “De forma rápida nos reestruturamos e estamos aptos para fazer procedimentos como esse, contando com profissionais capacitados em cardiologia e neurologia”.

"Mais do que procedimento para doação de órgãos e de um trabalho magnífico da nossa Comissão Interna de Captação, o dia de hoje representa um ganho e um entendimento de saúde de uma forma mais ampla", acrescentou o diretor.

Hospital 100% SUS

O secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, destacou o fato de SC ser um dos maiores captadores de órgãos do Brasil. “Agradeço em nome dos catarinenses a sensibilidade das famílias que estão salvando vidas com esse gesto nobre”, disse.

O Hospital Florianópolis oferece atendimento 100% SUS e abrange uma população de 22 municípios. Referência para uma população de mais de 1,2 milhão de habitantes, o setor de emergência da unidade oferece atendimento em quatro áreas: clínica médica, pediatria, cirurgia e ortopedia. Já no ambulatório são oferecidos serviços nas áreas de algologia, fisioterapia anestesia, clínica médica, cirurgia geral e vascular, neurologia, ortopedia e pequenos procedimentos.

*Informações: Assessoria de Comunicação - Governo do Estado de SC
Fotos: Paulo Goeth / SES/SC

Veja também

Confirmado primeiro caso autóctone de chikungunya em SC09/03/18DIVE confirma primeiro caso autóctone de febre chikungunya em Santa Catarina. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) confirmou o primeiro caso autóctone de febre chikungunya em uma pessoa residente no município de Cunha Porã, na Microrregião Oeste de Santa Catarina.O diagnóstico foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Segundo a......
Setembro Verde01/09/17Campanha destaca importância do diagnóstico precoce do câncer colorretal. Entidades de saúde de Santa Catarina estão juntas para a campanha Setembro Verde, que tem por finalidade informar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de intestino e reto (câncer......
Congresso de Secretarias de Saúde de Santa Catarina30/04/1868ª edição do evento inicia nesta quarta-feira (2), em Chapecó/SC. Entre os dias 2 e 4 de maio, acontecerá em Chapecó/SC, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, o 68º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina. Organizado pelo COSEMS SC – Conselho de......

Voltar para NOTÍCIAS