Postado em 17 de Novembro de 2017 às 15h47

Cuidados com o Diabetes

Vida Saudável (29)

Há 26 anos, o dia 14 de novembro é utilizado para o combate a esta doença silenciosa.

Esta semana foi marcada por ações de prevenção ao diabetes em todo o globo. Para 2017, o tema escolhido para o Dia Mundial da Prevenção ao Diabetes foi “Mulheres e Diabetes: nosso direito a um futuro saudável”.

Dentre os objetivos da campanha mundial estão:

  • Incentivar os governos a implementar e fortalecer políticas para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações.
  • Disseminar ferramentas para apoiar as iniciativas nacionais e locais para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações.
  • Destacar a importância da educação baseada em evidências na prevenção e controle do diabetes e suas complicações.
  • Aumentar a conscientização dos sinais de alerta do diabetes e promover ações para incentivar o diagnóstico precoce.
  • Promover ações para reduzir os principais fatores de risco para o diabetes.
  • Promover ações para prevenir ou retardar as complicações do diabetes. 

Sobre a data

Uma em cada doze pessoas – ou 62 milhões – vive com diabetes nas Américas, número que triplicou desde 1980, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, revelam que diabetes cresceu 61,8% em 10 anos, no Brasil.

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela IDF em conjunto com a OMS, em resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnósticos no mundo.

A data tornou-se oficial pela Organização das Nações Unidas (ONU) a partir de 2007, com a aprovação da Resolução das Nações Unidas 61/225. O dia 14 de novembro foi escolhido por marcar o aniversário de Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921.

Veja também

Como manter a saúde durante o inverno27/06/17Cuidado com o choque térmico ao sair de ambientes aquecidos. As variações de temperatura de um ambiente para outro necessitam de atenção especial. Ao sair da academia, por exemplo, para encarar as baixas temperaturas no ambiente externo, é fundamental agasalhar-se. Afinal, o corpo está aquecido em função dos exercícios e do ambiente fechado e o impacto entre frio e calor pode facilitar o aparecimento de......
Combate ao Alcoolismo18/02/19Dia marca a luta contra a dependência do álcool. Nesta segunda-feira (18), é o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, lembrado como um dos principais problemas de saúde pública no Brasil. De acordo com o Instituto de Estudos em Saúde Coletiva – iNESCO, cerca de 15% da......
Dia Nacional de Combate ao Fumo29/08/17Brasil tem se destacado em ações contra o tabagismo. Desde o final da década de 1980, sob a ótica da promoção da saúde, a gestão e a governança do controle do tabagismo no Brasil vêm sendo articuladas pelo Ministério da Saúde através do......

Voltar para NOTÍCIAS