Postado em 15 de Dezembro de 2017 às 15h56

Boa alimentação para saúde muscular e óssea

Vida Saudável (34)

Conheça mais sobre a importância da Vitamina D para a saúde muscular e óssea.

Os hábitos alimentares e outros fatores do estilo de vida desempenham papel importante na determinação da saúde dos ossos ao longo da vida e, assim como o cálcio, a vitamina D é essencial para manter a composição muscular e óssea saudável.

Para compreender a importância do cuidado à saúde óssea e muscular, primeiramente é necessário conhecer um pouco mais sobre a função de cada um deles. O osso é definido por uma estrutura formada por tecido ósseo, ou seja, um tipo de tecido conjuntivo rígido marcado pela presença de cálcio, fibras de colágeno e proteoglicanas.

Estes órgãos se unem aos demais por articulações para formar o esqueleto do corpo. Entre suas diversas funções estão a sustentação dos tecidos moles, proteção de órgãos, mobilidade, armazenamento e liberação de minerais na corrente sanguínea, produção de células do sangue e reserva de energia (triglicérides).

Já, os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos, tanto os voluntários, com os quais há interação com o meio ambiente, como os movimentos dos órgãos internos - o coração ou o intestino, por exemplo.

Segundo o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann, para que os ossos sejam fortes, é fundamental que os músculos estejam saudáveis. A vitamina D é um dos fatores essenciais neste processo, pois é responsável por carregar o cálcio para dentro do osso. Além disso, representa um fator determinante para aumentar ou manter a massa muscular.

Revista Servioeste Saúde e Meio Ambiente Reichmann explica que a vitamina D está presente em alimentos como ovos, queijos gordos, óleo de peixe, entre outros. No entanto, alerta que não é fácil alcançar...

Reichmann explica que a vitamina D está presente em alimentos como ovos, queijos gordos, óleo de peixe, entre outros. No entanto, alerta que não é fácil alcançar às recomendações diárias somente com alimentação e, por isso, a exposição solar é importante. “O problema é que dificilmente as pessoas se expõem ao sol sem a proteção de um filtro solar e, por isso, é frequente a insuficiência ou até mesmo a deficiência de vitamina D”.

O médico ressalta ainda que a ingestão de cálcio através de alimentos ou suplementos ajuda a manter os ossos fortes por mais tempo. O leite e seus derivados (queijos e iogurtes) são as melhores fontes alimentares de cálcio e devem ser ingeridos diariamente. “Mas somente o hábito de tomar leite ou ingerir cálcio com vitamina D não basta. Para que ele não seja eliminado, necessitamos também de fixadores do cálcio (alendronatos e residronatos)”, justifica Reichmann.

Evitar alguns hábitos como o fumo, bebidas alcoólicas e café, além de adotar medidas como a prática de exercícios físicos diariamente e exposição no sol durante 10 a 15 minutos pela manhã contribuem para manter a saúde dos ossos e músculos.

 

*Texto: MB Comunicação

Veja também

Alergias Alimentares14/09/18Reações adversas impactam a vida de quem precisa viver cercado de restrições. Por Carol Bonamigo Muito mais comum que se imagina, estima-se que 1/4 da população nacional já tenha passado por um episódio de reação adversa a algum alimento, sendo a alergia alimentar o tipo mais frequente. Mesmo assim, calcula-se que as reações alimentares de causas alérgicas verdadeiras acometam 6 a 8% das crianças com menos de três......
Dia Nacional de Combate ao Fumo29/08/17Brasil tem se destacado em ações contra o tabagismo. Desde o final da década de 1980, sob a ótica da promoção da saúde, a gestão e a governança do controle do tabagismo no Brasil vêm sendo articuladas pelo Ministério da Saúde através do......
No mundo da lua09/07/19 Desatenção, procrastinação ou excesso de energia. Para alguns pode ser algo normal do dia a dia, mas para outros vai muito além disso: é diagnóstico para Transtorno de Déficit de Atenção......

Voltar para NOTÍCIAS