Postado em 16 de Outubro de 2020 às 09h56

Nutrição e informação

Especial (28)

Dia Mundial da Alimentação é celebrado desde 16 de outubro de 1981

A obesidade e outras formas de desnutrição afetam uma em cada três pessoas no mundo. As projeções indicam que essa proporção no ano de 2025 se tornará uma em duas, informa a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura)


Desperdício, perda de alimentos no processo produção-distribuição, produção de alimentos, meio ambiente, clima, subnutrição, fome, obesidade, doenças relacionadas à ingestão de alimentos ricos em gordura, sódio e açúcares, fazem parte do rol de questões a serem pensadas quando se fala em alimentação.

Seguramente, a alimentação nutritiva não está ao alcance de todos. Em alguns casos, a desvalorização dos pequenos agricultores, desigualdade social, má distribuição de renda, prejuízos à natureza, guerra, conflitos e crise como a enfrentada neste momento, contribuem para o crescimento da pobreza, da fome e da desnutrição.

Por outro lado, a falta de informação relevante sobre a alimentação de qualidade e a hipersensibilização dos fastfoods contribuem para o ciclo vicioso dos maus hábitos alimentares.

Ações

Buscando despertar para a consciência alimentar, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estabeleceu que as embalagens de produtos alimentícios devem apresentar rótulo padronizado indicando altos teores de açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio

A nova regra também estabelece mudanças na tabela de informação nutricional. A Anvisa declara que a ideia é esclarecer o consumidor sobre o alto conteúdo de nutrientes que têm relevância para a saúde. As informações são da Agência Brasil. 

O Movimento da Gastronomia Social (SGM), rede global interconectada de comunidades locais, usa a comida como protagonista das mudanças sociais voltadas ao combate à fome e à vulnerabilidade alimentar ao redor do mundo.

Este ano, o Movimento lançou a campanha global Prato Universal: Sabor de Mudança criada por empreendedores sociais de 17 países. A meta da ação é servir ao menos 50 mil refeições neste dia mundial da alimentação. As receitas deverão valorizar a produção local, o respeito ao meio ambiente, à tradição e à cultura alimentar de cada país.

Prato Universal engloba uma série de eventos online em torno do tema da Solidariedade Alimentar e da garantia dos direitos coletivos à segurança nutricional. Neste dia 16, em particular, os participantes irão celebrar suas tradições culturais, compartilhar receitas com zero desperdício e pôr a solidariedade alimentar em ação.

Veja também

O Mal do Século16/04/18Considerada a grande patologia desta geração, a depressão lidera a lista de doenças incapacitantes e atinge mais de 320 milhões de pessoas. Por Carol Bonamigo Há quase 18 anos, Fernando da Silva Smaniotto convive com os pensamentos pessimistas que o assombram. Situações que ameaçam sua segurança, doenças terminais incuráveis, autodepreciação e punições divinas permeiam a sua mente a cada instante. Basta uma hora de conversa com o garçom de 30 anos para se compadecer......
Os perigos dos cigarros eletrônicos29/05/20 Brasil tem casos suspeitos de doenças pulmonares provocadas pelo uso dos dispositivos. Nos Estados Unidos, o assunto é tratado como epidemia Eles não causam mau hálito, não espalham bitucas, não possuem mau cheiro......
A energia que vem do Sol13/10/17Buscando novas fontes de energia, as renováveis e limpas estão cada vez mais em voga, como a solar, que não polui e nem emite gases de efeito estufa. Por Carol Bonamigo A procura por alternativas aos combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo, está elevando a criatividade humana para criar formas não poluentes de energia. Essa preocupação......

Voltar para NOTÍCIAS