Postado em 12 de Junho de 2020 às 09h44

Junho Vermelho incentiva a doação de sangue

Vida Saudável (34)

Agendamentos oferecem segurança ao doador

O inverno é um período propício para a disseminação de doenças respiratórias. Pessoas sintomáticas não podem realizar doação. A consequência natural é a diminuição dos estoques de sangue. Para evitar que isso ocorra, no mês de junho, os hemocentros focam em campanhas educativas para estimular as doações.

Eliana Ribicki, coordenadora de captação de doadores do Hemosc Chapecó, destaca: “É a frequência com que os doadores comparecem para captação que permite o equilíbrio dos estoques. Os hemocentros dependem dos doadores regulares”.

Sabendo disso, Mário Pavin doou seu sangue regularmente por 50 anos seguidos, colaborando para o funcionamento dos hospitais de Passo Fundo (RS) e região, já que sem estoques de sangue, cirurgias e atendimentos a pacientes com doenças crônicas ou em tratamento ficam prejudicadas. Para Mário, a doação sempre foi algo natural. Agora, aos 70 anos já não pode mais doar. Contudo, durante cinco décadas, Mário esteve atento às necessidades dos hemocentros. Além de fazer o bem a centenas de pessoas, deixou um legado aos filhos, ensinando-os sobre a importância da doação regular e contínua.

Segurança

Neste momento de pandemia, a estratégia de trabalho dos hemocentros está centrada no processo de agendamento. O objetivo é assegurar o distanciamento seguro e controlar os estoques. “Intensificamos os cuidados para garantir segurança aos doadores e colaboradores e possibilitar que os estoques se mantenham em níveis seguros”, ressalta Eliana Ribicki, Hemosc Chapecó. 

A cada dois anos, o Ministério da Saúde divulga dados de pesquisa sobre o perfil do doador de sangue no Brasil. Atualmente, 1,6% da população brasileira doa sangue - 16 a cada mil habitantes.

Cada doação pode salvar até quatro vidas. Faça sua parte. Agende seu horário no hemocentro da sua região.

Veja também

Combate ao Alcoolismo18/02/19Dia marca a luta contra a dependência do álcool. Nesta segunda-feira (18), é o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, lembrado como um dos principais problemas de saúde pública no Brasil. De acordo com o Instituto de Estudos em Saúde Coletiva – iNESCO, cerca de 15% da população nacional é dependente do álcool, a maioria homens jovens entre 18 e 29 anos. Pesquisas mostram que o etanol, em quaisquer......
Da horta para a mesa13/10/17A procura por uma alimentação saudável vai além da qualidade de vida e se torna opção de emprego e renda. Por Carol Bonamigo Ao indagar sobre as ações que podem auxiliar na busca por saúde, será quase unanimidade entre médicos e pesquisadores a importância de uma alimentação balanceada. É......
Outubro Rosa09/10/17Outubro é reconhecido mundialmente como o mês de combate ao câncer de mama. O movimento Outubro Rosa é utilizado para estimular a prevenção à doença e surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, que acontece até hoje. O nome remete à cor do laço que......

Voltar para NOTÍCIAS