Postado em 16 de Abril de 2018 às 15h47

Corrida pela sustentabilidade

Resp. Ambiental (35)

Indústria automobilística investe em energias renováveis e inovações tecnológicas em um caminho para a mobilidade sustentável.

Cerca de 52 milhões de veículos circulam pelas vias brasileiras diariamente. Isso corresponde a uma média de um carro a cada quatro habitantes. O acúmulo de automóveis trafegando sem condições adequadas é um perigo para a população e o meio ambiente.

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, “cabe a indústria automobilística o desenvolvimento e a produção de veículos tecnologicamente aptos a promover a redução do consumo de combustível, menores níveis de emissões e ruídos, motorizações com combustíveis alternativos e veículos aptos a rodar dentro dos padrões de segurança veicular exigidos”.

Alguns fabricantes, já pensando à frente do seu tempo, implantaram iniciativas sustentáveis muito antes do assunto estar tão em voga. Como o caso da BMW, a primeira fabricante da indústria automobilística a nomear um executivo ambiental, em 1973. “A sustentabilidade é implementada em toda a cadeia de valor do BMW Group. Em 2001, a empresa assinalou seu comprometimento com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, ao Pacto Global das Nações Unidas e à Declaração de Produção Mais Limpa. Hoje, o Conselho de Sustentabilidade, formado por todos os integrantes do Conselho Administrativo, define o alinhamento estratégico por meio de metas obrigatórias”, informa a empresa.

O BMW Group – que engloba as marcas BMW, MINI e Rolls-Royce – adota uma abordagem holística, implementando a sustentabilidade em toda a sua cadeia de valor. Além de reduzir as emissões de CO2, a estratégia também concentra-se em alcançar progresso contínuo em áreas como a proteção ambiental, a sustentabilidade da cadeia de abastecimento, de orientação dos funcionários e compromisso social.

Determinado a ser líder na utilização de energias renováveis na produção e criação de valor, 58% da energia comprada pelo Grupo no mundo já provém de fontes renováveis.

A BMW Group opera quatro turbinas eólicas na fábrica de Leipzig, que fornecem exclusivamente energia para a produção do BM W i3 e BM W i8. A fábrica em Spartanburg, na Carolina do Sul, utiliza o gás metano de um aterro nas proximidades para gerar até 50% da energia necessária para a produção.

Frota renovável

Mas o aumento dos carros circulando pelas estradas, bem como a idade dos automóveis, leva a outra preocupação. O que fazer com toda essa frota, quando atingir o fim da sua vida útil? A palavra “reciclagem” não é novidade quando empregada ao setor automobilístico em países como Estados Unidos, Alemanha e Japão.

Entretanto, o Brasil ainda tem muitos quilômetros a percorrer nesta direção. Há apenas três anos a Lei do Desmanche (Lei 12.977/2014) entrou em vigor, tornando o mercado de peças usadas um negócio legítimo e lucrativo. E como podem os componentes elétricos ser mais eficientemente reciclados? Reutilizando-os. E com esse pensamento, a BMW lançou o modelo i3, com 95% do material utilizado na produção apto a reciclagem.

“Desde a concepção à produção, desde a vida útil do veículo à sua eliminação, cada detalhe baseia-se na sustentabilidade. E a sustentabilidade é uma atitude que não tem início nem fim. Existem várias formas de reutilizar a bateria de alta tensão e íons de lítio de alta performance de um veículo BMW i após a sua utilização: o armazenamento fácil e eficiente de energia intermediária em sistemas de energia solar ou eólica é apenas um exemplo. A BMW i foi também pioneira no processamento de fibras de carbono e na sua reciclagem. Para o BMW Group, os remanescentes da produção de carbono constituem materiais valiosos que são canalizados de volta para o processo de produção ou reutilizados em outras áreas”, explica a fábrica.

Veja também

Estudo analisa poluição de transportes em seis cidades 02/05/19As medições foram feitas dentro dos transportes urbanos e identificaram diversas partículas poluentes Cientistas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) realizaram um estudo pioneiro para analisar os níveis de poluição do ar em transportes marítimos, terrestre, aéreos e subterrâneos, além de modais ativos (não-motorizados) de seis cidades do Brasil: Curitiba (PR), São Paulo (SP), Londrina (PR), Rio de Janeiro (RJ), Ilha do Mel......
Pescador cria projeto em defesa do rio e do futuro da profissão13/10/17Objetivo é promover a conscientização em relação às alterações do meio ambiente e criar soluções a parti r da comunidade. Reportagem e fotos: Maureci Junior Vencedor do VIII Prêmio Unochapecó-Caixa de Jornalismo Ambiental Homem simples, de fala mansa e sorriso fácil. Sob os cabelos grisalhos e a barba vultosa, a pele denuncia os anos de......
Projeto Compostar coleta lixo orgânico no DF27/07/18Projeto que oferece coleta por assinatura já reciclou cerca de 80 toneladas de resíduos orgânicos que seriam enviados para os aterros de Brasília. Os jovens do Projeto Compostar cuidam de um assunto muito delicado e problemático, o lixo. Aproveitando-se da brecha para empreender com lixo orgânico, o Projeto Compostar recicla e transforma em adubo os resíduos gerados nas......

Voltar para NOTÍCIAS