Postado em 27 de Julho de 2017 às 13h56

Consumo Colaborativo

Resp. Ambiental (34)

Baseado em ajuda mútua e responsabilidade socioambiental, esse novo tipo de consumo tem em sua essência o compartilhamento e a troca de experiências.

O consumo consciente é tido como uma prática sustentável que permite o reaproveitamento do produto para a mesma ou outra finalidade. Sem uma estrutura de oferta e demanda rígida e limitada, sem uso de moeda fixa, o comércio é realizado por meio de empréstimo, aluguel ou troca. Dessa forma, é possível adquirir um serviço e/ou tirar proveito da experiência que um produto proporciona sem precisar comprar um novo.

Não é de hoje que se fala da importância de estimular o pensamento sustentável das próximas gerações. A conscientização e reeducação são as melhores formas de fazer com que o futuro do planeta se torne diferente daquilo que as atuais (e preocupantes) projeções apontam.

De acordo com uma pesquisa elaborada pela Market Analysis, em algumas capitais do país, a população brasileira tem melhorado significativamente sua relação com os hábitos de consumo colaborativo. Isso porque o estudo evidencia uma série de características positivas adquiridas e postas em prática pelos brasileiros.

Revista Servioeste Saúde e Meio Ambiente A começar por um dos mais relevantes serviços para as estatísticas e que tem contribuído de maneira significativa para a melhoria da rotina das pessoas: o sistema de caronas,...

A começar por um dos mais relevantes serviços para as estatísticas e que tem contribuído de maneira significativa para a melhoria da rotina das pessoas: o sistema de caronas, que corresponde às diversas modalidades de compartilhamento de transporte gratuito e tarifado (taxi e, principalmente, o Uber).

Conforme a Market Analysis, o serviço é uma das atividades mais atreladas ao conceito de consumo colaborativo, com 20% de conhecimento entre os entrevistados, ficando atrás somente da troca ou venda de produtos usados (39%). Dentre as principais práticas de CC conhecidas pelas pessoas, a tendência tem subido cada vez mais e hoje representa 18%.

Outro dado interessante a respeito das caronas tem a ver com a grande incidência na prática do consumo compartilhado. A atividade lidera a lista neste quesito, tendo sido utilizada por pelo menos 54% dos entrevistados nos últimos 12 meses. A troca de livros e de eletroeletrônicos aparecem empatados na segunda posição com 37%.

Vale destacar ainda que o site de compra e venda OLX lidera o mercado de consumo colaborativo nas quatro regiões em que as pessoas foram entrevistadas (sul, sudeste, nordeste e centro-oeste), seguido pela Uber, que também apresentou grandes números. O banco Itaú, o centro cultural Daruê Malungo e o Mercado Livre também foram lembrados.

No total, 905 pessoas contribuíram para a pesquisa, que foi realizada nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Recife, Porto Alegre e Goiânia.

 

*Fonte: Pensamento Verde

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