Postado em 27 de Junho de 2017 às 17h18

Como manter a saúde durante o inverno

Vida Saudável (34)

Cuidado com o choque térmico ao sair de ambientes aquecidos.

As variações de temperatura de um ambiente para outro necessitam de atenção especial. Ao sair da academia, por exemplo, para encarar as baixas temperaturas no ambiente externo, é fundamental agasalhar-se. Afinal, o corpo está aquecido em função dos exercícios e do ambiente fechado e o impacto entre frio e calor pode facilitar o aparecimento de doenças.

A orientação também é válida para os momentos de sair de casa ou do trabalho, onde o ambiente costuma estar relativamente quente. Além de se agasalhar de maneira adequada, outras medidas são essenciais para manter o corpo aquecido e, com isso, evitar renites, sinusites, resfriados, dores nas articulações, entre outros problemas.

Confira algumas dicas do médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann para manter a saúde no inverno.

Revista Servioeste Saúde e Meio Ambiente - No inverno os músculos ficam mais enrijecidos e, por isso, o alongamento é fundamental. É essencial para destravar ossos, músculos e nervos, fazendo com que o sistema...

- No inverno os músculos ficam mais enrijecidos e, por isso, o alongamento é fundamental. É essencial para destravar ossos, músculos e nervos, fazendo com que o sistema locomotor funcione plenamente e com facilidade.

- Com relação às caminhadas, nos dias de frio intenso, é necessário proteger adequadamente as extremidades como mãos, pés, orelhas e nariz, pois a circulação pode tornar-se difícil nestas regiões do corpo.

-  É importante manter o cuidado com relação à hidratação e, portanto, ingerir água é crucial para reposição de líquido corporal.

- Ingerir líquidos quentes nos dias frios (chás, café e chocolate quente) também auxilia na manutenção do calor corporal, porém é preciso evitar o exagero no consumo desses produtos.

- Evitar banho com água muito quente, pois provoca ressecamento da pele e não permanecer em exposição prolongada nos ambientes com ar condicionado.

- Pessoas com alergia devem ficar atentas a cobertores que soltam pelos. A substituição por mantas de tecido sintético ou algodão pode ajudar na prevenção de rinites e outros quadros alérgicos.

- A exposição de mantas, cobertores e blusas de lã ao sol antes de usar também auxilia na redução de alergia.

- O cuidado com o sol deve ser mantido no inverno com o uso de protetores, especialmente quando o céu estiver limpo.

- A circulação do ar evita a transmissão de vírus e bactérias e, por isso, é fundamental evitar locais totalmente fechados. A higiene doméstica em dia também é uma medida que previne problemas alérgicos.

 

*Informações MB Comunicação

Veja também

Da horta para a mesa13/10/17A procura por uma alimentação saudável vai além da qualidade de vida e se torna opção de emprego e renda. Por Carol Bonamigo Ao indagar sobre as ações que podem auxiliar na busca por saúde, será quase unanimidade entre médicos e pesquisadores a importância de uma alimentação balanceada. É impressionante como o simples ato de ingerir alimentos saudáveis pode ser uma profilaxia considerável a ser tomada. E neste grande buffet de......
Viver é mais que existir23/07/19 Qualidade de vida é o termômetro para medir o desenvolvimento das cidades. Qual é a febre da sua? Keli Magri Na hora de mudar de cidade, o que mais pesa na sua escolha? Oferta de trabalho? Segurança? Índices......
Baixas temperaturas favorecem o surgimento de doenças respiratórias21/05/18O frio chegou e com ele também as famosas doenças do inverno. Resfriados, gripes, sinusites e asma são algumas das enfermidades comuns da estação. A mudança de temperatura, em especial no inverno, causa maior irritação e infecções das vias aéreas superiores (IVAS). Segundo o otorrinolaringologista Dr. Rodrigo Kohler, essa influência acontece, pois ficamos......

Voltar para NOTÍCIAS