Postado em 09 de Junho de 2017 às 15h51

Alimentos que combatem o estresse

Vida Saudável (34)

As circunstâncias do nosso cotidiano criam situações de estresse. Porém, uma alimentação balanceada pode ajudar a manter o temperamento controlado.

O estresse pode ser desencadeado por situações adversas, quando a pessoa encontra-se em um momento de constante pressão e esgotamento emocional. A longo prazo, um caso de estresse crônico pode acarretar problemas graves para a saúde, como hipertensão e infarto, além de comprometer o sistema imunológico, aparelho gastrointestinal e até nos músculos.

O processo fisiológico do estresse envolve desde a avaliação do chamado evento (ou possível situação de estresse), que é realizada pelo córtex cerebral até as bases fisiológicas e fisiopatológicas do estresse responsáveis pelo alerta de uma situação de perigo e pela liberação de adrenalina e corticoide na corrente sanguínea.

A especialista em Nutrição Clínica, Marta Nichelle Amaral, explica que uma alimentação balanceada pode auxiliar no controle desta sensação, juntamente com atividades físicas e boas noites de sono. “A alimentação é a nossa principal aliada quando pensamos em bem-estar. Ela não apenas nutre o nosso organismo, mas é responsável pelo bom funcionamento dele, além de ser utilizada como tratamento de muitas patologias”, afirma.

Para a nutricionista, o bem-estar está diretamente ligado aos nutrientes ingeridos e hormônios produzidos – como a endorfina e a serotonina, neurotransmissores responsáveis por regular o nosso humor, dentre outras funções. “Não conseguimos ingerir serotonina, mas através da nossa alimentação podemos consumir nutrientes que vão auxiliar na sua produção. O aminoácido triptofano, presente nas proteínas de origem animal e vegetal, e as vitaminas do complexo B são exemplos desses nutrientes”, exemplifica Marta.

Revista Servioeste Saúde e Meio Ambiente Leguminosas, como feijão e ervilha, apresentam bons níveis de triptofano, que ajuda na formação da serotonina. Assim como as leguminosas, a banana também é rica...

Leguminosas, como feijão e ervilha, apresentam bons níveis de triptofano, que ajuda na formação da serotonina. Assim como as leguminosas, a banana também é rica neste aminoácido. Além disso, possui vitaminas do complexo B e outros nutrientes, como o potássio.

Os ovos são benéficos por possuírem proteínas, vitaminas e aminoácidos que estimulam a produção de serotonina no organismo.

Peixes apresentam a riqueza em ômega 3, que ajuda a melhorar o controle das emoções e do humor, reduzindo a ansiedade.

O chocolate meio amargo também possui seu potencial benéfico. O doce é antioxidante e ajuda a nivelar a pressão arterial e melhorar a circulação sanguínea.

Veja também

Como manter a saúde durante o inverno27/06/17Cuidado com o choque térmico ao sair de ambientes aquecidos. As variações de temperatura de um ambiente para outro necessitam de atenção especial. Ao sair da academia, por exemplo, para encarar as baixas temperaturas no ambiente externo, é fundamental agasalhar-se. Afinal, o corpo está aquecido em função dos exercícios e do ambiente fechado e o impacto entre frio e calor pode facilitar o aparecimento de......
Boa alimentação para saúde muscular e óssea15/12/17Conheça mais sobre a importância da Vitamina D para a saúde muscular e óssea. Os hábitos alimentares e outros fatores do estilo de vida desempenham papel importante na determinação da saúde dos ossos ao longo da vida e, assim como o cálcio, a vitamina D é essencial para manter a......
Nem mais, nem menos!18/12/19 Quanto mais cedo entendermos que é preciso ter equilíbrio na vida, mais tempo teremos para cuidarmos da saúde Angela Piana Não é preciso correr uma maratona por dia ou encarar aquela dieta drástica para......

Voltar para NOTÍCIAS