Postado em 17 de Janeiro de 2018 às 14h21

SC em alerta com a chuva

Gestão Pública (24)

Treze municípios catarinenses registram ocorrências por causa das chuvas e Defesa Civil alerta para o risco de deslizamentos.

Foto: Eveline Poncio/NSC TV

As chuvas registradas em Santa Catarina nesta terça-feira (16) e madrugada de quarta-feira (17) causaram estragos pontuais como deslizamentos, alagamentos e inundações em 13 municípios. Até às 11h30 desta quarta, são 13 desabrigados, 10 desalojados e 12 residências atingidas. Em Gaspar, na localidade de Santa Terezinha, um abrigo foi aberto e 13 pessoas estão no local. Em Joinville, também foi instalado um abrigo no bairro Jardim Sofia, na Escola de Educação Básica Rodrigo Lobo. A estrutura conta com 10 salas disponíveis para 200 pessoas.

A Defesa Civil SC monitora todas as regiões do Estado por meio das coordenadorias regionais.

A chuva já superou os 100mm em vários municípios de Santa Catarina. Esses valores representam mais do que se espera para o mês inteiro em algumas regiões. Equipes da Defesa Civil seguem em alerta, pois há risco para deslizamentos de terra, especialmente em Brusque, Joinville, Blumenau e Florianópolis. O secretário-adjunto da Defesa Civil, Fabiano de Souza, informou que deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

Conforme o último relatório da Defesa Civil, os municípios afetados foram Florianópolis, Coronel Martins, Brusque, Chapecó, Blumenau, Presidente Nereu, Xaxim, Galvão, Gaspar, Joinville, Rio do Sul, Itapema e Salete. A previsão da Epagri/Ciram indica a continuidade das chuvas, principalmente nesta quarta e quinta-feira.

Até sexta-feira (12), a Defesa Civil havia divulgado 21 cidades catarinenses que registraram danos por causa das chuvas. Apenas em Florianópolis, 1.230 pessoas encontravam-se desalojadas (que estão em casas de amigos ou parentes) e 155 desabrigadas (que não têm para onde ir). Ao menos 30 residências estão interditadas por risco de desmoronamento.

Revista Servioeste Saúde e Meio Ambiente - Foto: Defesa Civil SC/Divulgação
Foto: Defesa Civil SC/Divulgação
Revista Servioeste Saúde e Meio Ambiente - Foto: Graciela Andrade/NSC TV
Foto: Graciela Andrade/NSC TV
Revista Servioeste Saúde e Meio Ambiente - Foto: Vanderlei Rodrigues/Divulgação
Foto: Vanderlei Rodrigues/Divulgação
Revista Servioeste Saúde e Meio Ambiente - Foto: Vanderlei Rodrigues/Divulgação
Foto: Vanderlei Rodrigues/Divulgação
Revista Servioeste Saúde e Meio Ambiente - Foto: Defesa Civil SC/Divulgação
Foto: Defesa Civil SC/Divulgação
Revista Servioeste Saúde e Meio Ambiente - Foto: Defesa Civil SC/Divulgação
Foto: Defesa Civil SC/Divulgação

Previsão do Tempo

A previsão do tempo da Epagri/Ciram indica presença de sol na maior parte de Santa Catarina, com chuva fraca no Litoral pela manhã e a com pancadas de chuva partir da tarde em todas as regiões, principalmente do Meio-Oeste ao Litoral.

O meteorologista da Epagri/Ciram, Clóvis Correa, alerta para a condição de chuva mais intensa a partir da noite, próximo ao Paraná nas regiões do Meio-Oeste, Litoral Norte e Grande Florianópolis. “As pessoas devem acompanhar a previsão do tempo diariamente porque os valores e previsão podem mudar”, disse.

A temperatura segue em elevação com sensação de ar abafado. O vento sopra de leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Para a quinta-feira, 18, a previsão aponta aberturas de sol e calor na maior parte do dia no Estado, com chuva na madrugada e início da manhã em todas as regiões, mais intensa no Litoral Norte, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí.

A partir da tarde, áreas de instabilidade causam pancadas de chuva em todas as regiões. Condição de chuva mais intensa e melhor distribuída do Planalto ao Litoral na madrugada e início da manhã, devido à intensificação de um sistema de baixa pressão no litoral de SC e RS. A temperatura estará elevada com sensação de ar abafado.

O vento soprará de noroeste, com variações de sudeste do Oeste ao Litoral Sul e com variações de nordeste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas.

Na sexta, 19 e sábado, 20, pela manhã chuva fraca do Litoral e Planalto Sul, predomínio de sol na maior parte do período em todas as regiões de SC. Entre a tarde e noite destes dias ocorrem pancadas muito isoladas de chuva. A temperatura estará amena ao amanhecer em relação aos dias anteriores e com elevação rápida durante o dia.

Texto: Elisabety Borghelotti
Assessoria de Imprensa | Secretaria de Estado de Comunicação - Secom

Veja também

Hoje Brumadinho...e amanhã?16/04/19O alarme não soou e quando se percebeu, a lama já arrastava tudo o que estava pela frente. Por Tuanny de Paula Sem aviso e um barulho estrondoso. Esse é o relato dos moradores do município de Brumadinho/MG sobre o rompimento da barragem na Mina Córrego do Feijão, administrada pela empresa Vale. O desastre aconteceu no dia 25 de janeiro de 2019, durante o meio dia. Em questão de 90 segundos, mais de 11,7 milhões de metros cúbicos de lama se espalharam......
Cultivo de ostras e mexilhões interditado em SC24/10/17Comercialização de ostras e mexilhões continua interditada durante esta semana. A interdição da comercialização de ostras, vieiras, mexilhões e berbigões devido à presença de toxina paralisante (PSP) no Litoral de Santa Catarina, anunciada na última semana pela Secretaria de......
Lançado projeto Bikeco em Canoas/RS20/06/18Bicicletas ecológicas serão alternativas às carroças, que estão proibidas no Centro da cidade. A Prefeitura de Canoas, no Rio Grande do Sul, lançou nesta terça-feira (19) o projeto "Bikeco", iniciativa que integra o Programa Canoas Sem Carroças. Após a proibição da circulação das......

Voltar para NOTÍCIAS