Postado em 30 de Abril de 2020 às 08h39

Ônibus consultório

Gestão Pública (24)

Veículos adaptados para atendimento médico e odontológico oferecem serviços o ano todo

A quinta maior cidade do Paraná, Cascavel, transformou uma ação esporádica de saúde em um projeto anual que tem mudado os índices de prevenção de doenças no município. É o primeiro projeto no Brasil a oferecer atendimento médico e odontológico em consultórios móveis, por meio de ônibus sanitariamente adaptados com ambulatório, salas de triagem e enfermagem, recepção, elevador de acesso e banheiros.

A diferença para os demais projetos espalhados pelo País é que os dois ônibus adaptados pela Prefeitura prestam atendimento durante todo ano, funcionando como postos de saúde móveis.

“O atendimento possibilita melhora nos indicadores de saúde do município, como a detecção precoce de doenças, o desenvolvimento de planos de intervenção em territórios que apresentem riscos à saúde e a ampliação de ações preventivas.” Ali Haidar, gerente de atenção primária à saúde do município.

Comboio da Saúde

O projeto chamado Comboio da Saúde, conta com equipe multidisciplinar formada por médicos, dentistas, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e/ou assistente social.

Os ônibus possuem equipamentos com desfibrilador automático, oxímetro, estetoscópio, aparelho para eletrocardiograma, além de computadores e impressoras. Os consultórios móveis possibilitam a realização de exames preventivos, testes rápidos e promovem ações de prevenção à saúde para atender demanda reprimida das Unidades de Saúde. Todos os atendimentos são registrados no sistema de saúde do município.

Serviços

Os ônibus permanecem em cada local (bairro ou comunidade) por, no mínimo, duas semanas, com atendimento das 8h às 11h e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta. Além do atendimento médico e odontológico, o projeto será ampliado neste ano para o atendimento de animais, por meio do castramóvel.

De acordo com o gerente de atenção primária à saúde do município, Ali Haidar, em oito meses, o projeto fez 4.000 consultas e 3.000 procedimentos/exames na unidade de atendimento clínico, são de 20 a 30 consultas por dia.

* Fotos Divulgação/PMC

Veja também

Pescaria Brava inicia programa ecológico com Grupo Servioeste18/03/19Postos de saúde receberam, nesta segunda-feira, os ecopontos para recolhimento de medicamentos vencidos. Uma ação totalmente inovadora e voltada à preservação do meio ambiente iniciou nesta segunda-feira (18), em Pescaria Brava, SC. Um programa de logística reversa de medicamentos dará o descarte correto aos remédios vencidos, que é a incineração. A proposta é da empresa Servioeste, de Chapecó, e com atuação na......
Fotografe, cadastre e compartilhe16/04/18Plano Diretor de Arborização de Maringá, no Paraná, estuda aplicativo para cidadãos cadastrarem as árvores do município. Com a popularização das redes sociais voltadas para a valorização da fotografia, cada vez mais os fotógrafos amadores compartilham seus cliques por aí. E se com as fotos das paisagens você pudesse ainda ajudar a......
São Paulo reduz o consumo de água em 15%06/03/18Dois anos após fim do racionamento, moradores da Região Metropolitana Paulista incorporaram medidas no dia a dia que ajudaram a diminuir o consumo. Os moradores da Grande São Paulo estão consumindo 15% menos água hoje do que há quatro anos, segundo dados divulgados pela Companhia Estadual de Saneamento Básico (Sabesp). Em fevereiro de 2014 houve o início da......

Voltar para NOTÍCIAS