Postado em 17 de Abril de 2020 às 16h57

Mudanças Climáticas

Educação Ambiental (23)

ONU lança pesquisa em formato de game sobre crise climática

Revista Servioeste Saúde e Meio Ambiente ONU lança pesquisa em formato de game sobre crise climática O Mission 1.5 é uma espécie de game que coloca em prática uma investigação a nível global sobre a...

O Mission 1.5 é uma espécie de game que coloca em prática uma investigação a nível global sobre a ação climática. O nome tem a ver com a meta – firmada no Acordo de Paris (assinado por 195 países) - de manter o aquecimento global abaixo de 1,5 graus Celsius.

A proposta é estimular as pessoas a perceberem seu papel no futuro do planeta.

O “jogador” deve votar nas ações climáticas que mais geram preocupação, baseado em perguntas do tipo: o que o seu país deveria fazer com a rede de transportes para ajudar a melhorar a crise climática? O que os governos deveriam fazer com as fazendas e produção de alimentos para melhorar a crise climática?

As informações coletadas serão transmitidas aos países membros da Organização das Nações Unidas para que levem em conta essas informações ao formularem políticas relacionadas ao meio ambiente.

Segundo o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), o game tem alcance potencial de 4,4 mil milhões de pessoas. Os dados serão analisados pela Universidade de Oxford. O projeto vai gerar subsídios para a próxima Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP26), prevista para o final de 2020, na Escócia.

Agenda 2030

Aproveitando a onda dos jogos de tabuleiro, a ONU disponibiliza para download o Viva os Objetivos!, desenhado para crianças entre oito e 10 anos. A missão do jogo é ampliar a conscientização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como eles impactam a vida em sociedade e o que é possível fazer para ajudar a alcançar os 17 objetivos até 2030.

Estes objetivos fazem parte da Agenda 2030, plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. “É necessário que as gerações mais jovens sejam agentes fundamentais para um futuro melhor”, afirma a ONU.

Veja também

Dengue prolifera enquanto o mundo se volta à crise da covid-1921/07/20 Sem tratamento específico, a melhor medida é eliminar criadouros Mais de 1,6 milhão de casos de dengue foram registrados nas Américas nos primeiros cinco meses de 2020. A maioria deles no Brasil: 1.040.481 casos, 65% do total. Os dados são da mais recente atualização epidemiológica da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). A......
Um olhar além da reciclagem18/12/19 Economia circular otimiza e prolonga uso de recursos e desponta como novo modelo econômico. Portugal lidera proposta que elimina desperdício e permite regeneração de materiais Keli Magri Como é seu consumo dentro......
Programa Voluntário Ambiental RJ18/10/18Inea oferece vagas para voluntários na Floresta Estadual José Zago, em Trajano de Moraes. O Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea) recebe, de 8 a 19 de outubro, inscrições para o Programa Voluntário Ambiental afim de preencher cinco vagas para o voluntariado regular, sendo uma para as áreas de apoio a......

Voltar para NOTÍCIAS