Postado em 03 de Junho de 2020 às 17h40

Lixo Zero

Notícias (4)Educação Ambiental (23)

A Revista Servioeste apresenta ideias simples de pessoas e instituições engajadas na busca por um mundo mais saudável. Hoje, você vai conhecer a iniciativa do 2º Batalhão da Polícia Militar Ambiental de Chapecó/SC.

Lixo Zero

Copos plásticos não existem mais, assim como as lixeiras foram extintas das salas. A emissão de documentos passou a ser feita somente via sistema eletrônico. A mudança no comportamento dos 35 policiais do 2º Batalhão da Polícia Militar Ambiental, de Chapecó/SC, tem resultados expressivos e dignos de comemoração: 92% a menos de resíduos descartados.

Além de um ambiente mais limpo e organizado, as iniciativas tornaram o quartel o primeiro do Brasil a receber o certificado Lixo Zero, que é o conceito de um movimento mundial baseado nos princípios da logística reversa: repensar, reutilizar, reduzir e reciclar.

“Foi preciso sair da zona de conforto. Só depois de esgotar todas as possibilidades de reaproveitamento é que o resíduo vai para o aterro. Em média, produzimos por mês 43 quilos e resíduos orgânicos e 65 quilos de recicláveis”, explica o Tenente-coronel e Comandante do Batalhão, Adair Alexandre Pimentel.

Todo resíduo produzido no quartel vai para uma central onde é devidamente separado e recebe a destinação correta. O que é orgânico vai para a compostagem e se transforma em adubo para a produção de hortaliças; o que pode ser reciclado é encaminhado para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (ARSOL). Folhas de ofício são reutilizadas e os papeis que precisam ser descartados são triturados, pois se amassados, perdem o valor da reciclagem. A emissão de qualquer documento passou a ser feita online e a agenda de papel foi substituída pela eletrônica.

“Nos tornamos exemplo de sustentabilidade, pois estamos comprometidos com um ambiente equilibrado para as próximas gerações. Nós também temos um programa de formação de protetores ambientais, apoiamos iniciativas de preservação e queremos inspirar instituições públicas e privadas a serem responsáveis com o meio ambiente”, conclui Pimentel.

A mudança de hábitos começa por você. Repense, compartilhe, recicle, reduza!

Leia aqui sobre a iniciativa do Armário Coletivo, de Florianópolis.

Veja também

Bitucas que matam09/07/19 Vilão da saúde e do meio ambiente, cigarro ultrapassa o plástico na poluição dos oceanos. Descarte correto evita contaminação e incentiva reciclagem Keli Magri Ao inalar fumaça, o fumante assume os riscos que o vício impõe ao organismo. A nicotina que chega de sete a 19 segundos ao cérebro, leva um minuto para alcançar os......
Revista Servioeste ganha prêmio regional de Jornalismo Ambiental07/12/18Publicação também foi finalista estadual na categoria mídia impressa. Aconteceu na noite de 4 de dezembro a entrega do 11º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental, promovido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, em Florianópolis. A Revista Servioeste recebeu o troféu de primeiro lugar......
Programa Voluntário Ambiental RJ18/10/18Inea oferece vagas para voluntários na Floresta Estadual José Zago, em Trajano de Moraes. O Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea) recebe, de 8 a 19 de outubro, inscrições para o Programa Voluntário Ambiental afim de preencher cinco vagas para o voluntariado regular, sendo uma para as áreas de apoio a......

Voltar para NOTÍCIAS