Postado em 09 de Março de 2018 às 16h36

Confirmado primeiro caso autóctone de chikungunya em SC

Gestão de Saúde (33)

DIVE confirma primeiro caso autóctone de febre chikungunya em Santa Catarina.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) confirmou o primeiro caso autóctone de febre chikungunya em uma pessoa residente no município de Cunha Porã, na Microrregião Oeste de Santa Catarina.O diagnóstico foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Segundo a investigação epidemiológica conduzida pelos agentes de saúde do município de Cunha Porâ, trata-se de um paciente de 68 anos. Ele iniciou com os sintomas no dia 13 de fevereiro. No dia seguinte foi internado para tratamento, recebendo alta no dia 16. A investigação estabeleceu uma correlação a um caso importado de outro paciente, cujos primeiros sintomas ocorreram em 31 de janeiro. As duas pessoas residem no mesmo bairro do município.

Em relação ao caso autóctone, todas as medidas de bloqueio de transmissão foram desencadeadas pelo município, com o apoio da equipe da Gerência de Saúde da ADR Chapecó, sendo elas eliminação, adequação e tratamento químico de depósitos com água e pulverização espacial de inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV).

A DIVE reforça a importância da população procurar atendimento imediato caso apresente sintomas de febre de chikungunya. Os sintomas incluem febre de início repentino e dores intensas nas articulações, principalmente pés e mãos, dedos, tornozelos e pulsos, associadas ou não à presença de edema. Podem ocorrer, também, dores nas costas, cefaleia, mialgia e manchas vermelhas na pele. Além disso, é fundamental a intensificação das ações de prevenção com a eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

No período de 31 de dezembro de 2017 a 3 de março de 2018, foram notificados 84 casos de febre de chikungunya em Santa Catarina. Desses, 56 (67%) foram descartados, 24 (29%) permanecem como suspeitos sob investigação pelos municípios e 4 (4%) foram confirmados. Destes, três são importados e um é autóctone, de pessoa residente no município de Cunha Porã.

Sobre a doença

Revista Servioeste Saúde e Meio Ambiente Sobre a doença É uma infecção viral causada pelo vírus chikungunya, que se apresenta de forma aguda (com sintomas abruptos de febre alta, dor articular intensa, dor de...

É uma infecção viral causada pelo vírus chikungunya, que se apresenta de forma aguda (com sintomas abruptos de febre alta, dor articular intensa, dor de cabeça e dor muscular, podendo ocorrer erupções cutâneas) e evolui para as fases subaguda (com persistência de dor articular) e crônica (com persistência de dor articular por meses ou anos). O nome da doença deriva de uma expressão usada na Tanzânia que significa "aquele que se curva".

Pessoas que estiveram nos últimos 14 dias em cidades com presença do Aedes aegypti ou com transmissão da febre de chikungunya e apresentarem os sintomas citados devem procurar uma unidade de saúde para diagnóstico e tratamento adequado.

*Fonte: Governo do Estado de Santa Catarina

Veja também

Dia Nacional de Combate ao Fumo29/08/18Tabagismo está ligado a diversos casos de câncer e doenças respiratórias. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morram todo o ano no Brasil em decorrência do fumo. Esse valor salta para cerca de 4,9 milhões em perspectiva mundial. Para a......
Hospital Florianópolis realiza captação de múltiplos órgãos05/04/18Procedimento permitirá que rins, pâncreas, fígado e coração de um paciente sejam direcionados para quatro pessoas que aguardavam na fila por um órgão. O Hospital Florianópolis (HF) realizou na manhã desta quarta-feira (4), uma captação inédita de múltiplos órgãos para transplante. O procedimento permitirá que rins, pâncreas, fígado......
Congresso de Secretarias de Saúde de Santa Catarina30/04/1868ª edição do evento inicia nesta quarta-feira (2), em Chapecó/SC. Entre os dias 2 e 4 de maio, acontecerá em Chapecó/SC, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, o 68º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina. Organizado pelo COSEMS SC – Conselho de......

Voltar para NOTÍCIAS