Postado em 19 de Fevereiro de 2018 às 16h58

Enel inicia operação de Parque Solar na Bahia

Inovação (15)

Parque solar com 330 mil painéis inicia operação na Bahia

A Enel, por meio de sua subsidiária de energias renováveis Enel Green Power Brasil (“EGPB”), iniciou operação de seu parque solar Horizonte (103 MW), localizado no município de Tabocas do Brejo Velho, no estado da Bahia.

O Parque Solar Horizonte é composto por cerca de 330 mil painéis solares e será capaz de produzir mais de 220 GWh por ano quando estiver operando plenamente, o suficiente para atender às necessidades de consumo de mais de 108 mil residências, evitando a emissão de cerca de 129 mil toneladas de CO2 na atmosfera.

O grupo vem se destacando no mercado de energia solar no Brasil. Somente nos últimos oito meses, construiu quatro novos projetos que somam uma capacidade de 807 MW de energia solar. Entre esses projetos, está a maior usina solar fotovoltaica da América do Sul.

Investimento

A Enel investiu aproximadamente 110 milhões de dólares americanos na construção de Horizonte, que é financiado por meio de recursos próprios do Grupo Enel, assim como por um empréstimo de longo prazo concedido pelo Banco do Nordeste (“BNB”). O parque solar é apoiado por um acordo de compra de energia (Power Purchase Agreement, – PPA, sigla em inglês) de 20 anos com a Câmara de Comercialização da Energia Elétrica (CCEE).

Na Bahia, a EGPB já opera 706 MW de capacidade eólica e 515 MW de capacidade solar, incluindo, além de Horizonte, o parque solar Ituverava de 254 MW e o parque solar Lapa de 158 MW.

No Brasil, o Grupo Enel tem uma capacidade instalada de energias renováveis de cerca de 2,9 GW, por meio de suas subsidiárias EGPB e Enel Brasil, dos quais 842 MW são de energia eólica, 819 MW de energia solar fotovoltaica e 1.270 MW de energia hidrelétrica. A companhia também conquistou recentemente contratos para uma capacidade total renovável de mais de 1 GW nos leilões brasileiros A-4 e A-6.

 

Fonte: Ciclo Vivo

Veja também

Mobilidade Urbana Limpa13/10/17Brasil caminha a passos lentos para uma estrada pavimentada pela sustentabilidade. Pensar em meios não poluentes de transporte é mais que uma necessidade. Já é uma obrigação mundial, pois a poluição afeta não apenas o meio ambiente, mas compromete a saúde de toda a população. Na França, por exemplo, o ministro do Meio Ambiente, Nicolas Hulot, afirmou que vai banir a comercialização de carros......
Fortaleza terá ciclovia-modelo21/09/17Cidade já possui uma malha cicloviária de 214 quilômetros e conta com o Plano Diretor Cicloviário Integrado. Os ciclistas de Fortaleza terão um novo espaço de trânsito na capital a partir de um projeto-piloto elaborado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ministério das Cidades e a prefeitura da capital. A ciclovia-modelo,......
Grupo Servioeste fecha parceria de negócios com o RIOgaleão01/08/18Unidade Matriz recebe a visita da diretoria do Aeroporto Internacional Tom Jobim. Em julho, os diretores do Grupo Servioeste se reuniram com equipe técnica do RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim, do Rio de Janeiro. A visita à unidade matriz do Grupo Servioeste, em Chapecó (SC), tratou de uma nova......

Voltar para NOTÍCIAS