Postado em 27 de Junho de 2017 às 17h18

Como manter a saúde durante o inverno

Vida Saudável (34)

Cuidado com o choque térmico ao sair de ambientes aquecidos.

As variações de temperatura de um ambiente para outro necessitam de atenção especial. Ao sair da academia, por exemplo, para encarar as baixas temperaturas no ambiente externo, é fundamental agasalhar-se. Afinal, o corpo está aquecido em função dos exercícios e do ambiente fechado e o impacto entre frio e calor pode facilitar o aparecimento de doenças.

A orientação também é válida para os momentos de sair de casa ou do trabalho, onde o ambiente costuma estar relativamente quente. Além de se agasalhar de maneira adequada, outras medidas são essenciais para manter o corpo aquecido e, com isso, evitar renites, sinusites, resfriados, dores nas articulações, entre outros problemas.

Confira algumas dicas do médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann para manter a saúde no inverno.

Revista Servioeste Saúde e Meio Ambiente - No inverno os músculos ficam mais enrijecidos e, por isso, o alongamento é fundamental. É essencial para destravar ossos, músculos e nervos, fazendo com que o sistema...

- No inverno os músculos ficam mais enrijecidos e, por isso, o alongamento é fundamental. É essencial para destravar ossos, músculos e nervos, fazendo com que o sistema locomotor funcione plenamente e com facilidade.

- Com relação às caminhadas, nos dias de frio intenso, é necessário proteger adequadamente as extremidades como mãos, pés, orelhas e nariz, pois a circulação pode tornar-se difícil nestas regiões do corpo.

-  É importante manter o cuidado com relação à hidratação e, portanto, ingerir água é crucial para reposição de líquido corporal.

- Ingerir líquidos quentes nos dias frios (chás, café e chocolate quente) também auxilia na manutenção do calor corporal, porém é preciso evitar o exagero no consumo desses produtos.

- Evitar banho com água muito quente, pois provoca ressecamento da pele e não permanecer em exposição prolongada nos ambientes com ar condicionado.

- Pessoas com alergia devem ficar atentas a cobertores que soltam pelos. A substituição por mantas de tecido sintético ou algodão pode ajudar na prevenção de rinites e outros quadros alérgicos.

- A exposição de mantas, cobertores e blusas de lã ao sol antes de usar também auxilia na redução de alergia.

- O cuidado com o sol deve ser mantido no inverno com o uso de protetores, especialmente quando o céu estiver limpo.

- A circulação do ar evita a transmissão de vírus e bactérias e, por isso, é fundamental evitar locais totalmente fechados. A higiene doméstica em dia também é uma medida que previne problemas alérgicos.

 

*Informações MB Comunicação

Veja também

Dia Mundial de Luta contra a Aids01/12/17HIV entre adultos jovens cresce 43% em Santa Catarina nos últimos três anos, alerta Secretaria da Saúde. No Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) alerta para o crescimento do número de casos de infeções pelo HIV, o vírus da Aids, especialmente entre os adultos jovens. Desde 2014, quando a infecção pelo HIV passou a ser de notificação obrigatória, o número......
Viver é mais que existir23/07/19 Qualidade de vida é o termômetro para medir o desenvolvimento das cidades. Qual é a febre da sua? Keli Magri Na hora de mudar de cidade, o que mais pesa na sua escolha? Oferta de trabalho? Segurança? Índices......
Horta na Calçada21/07/17Curitiba autoriza cultivo de horta na calçada e prática deve ser regulamentada em breve. Uma horta cultivada na calçada no bairro Cristo Rei, em Curitiba, foi alvo de denúncias de alguns moradores insatisfeitos, que alegaram que ela atrapalhava a passagem e que era irregular, já que estava localizada numa área......

Voltar para NOTÍCIAS